Saude

Ministério da Saúde registra caso de transmissão vertical de Febre Oropouche no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (8) o registro de um caso de febre do Oropouche transmitida verticalmente no Acre. A criança, nascida com anomalias congênitas, faleceu na semana passada aos 47 dias de vida.

A mãe, de 33 anos, apresentou erupções cutâneas e febre no segundo mês de gravidez. Exames laboratoriais realizados no pós-parto indicaram a presença do vírus Oropouche. Análises do Instituto Evandro Chagas, em Belém, detectaram material genético do vírus em diversos tecidos do bebê, que nasceu com microcefalia, malformação das articulações e outras anomalias. Outras causas foram descartadas.

O Ministério da Saúde ressalta que a correlação direta entre a febre do Oropouche e as anomalias congênitas ainda está sendo investigada. A Secretaria de Saúde do Acre e o governo federal estão monitorando o caso.

Devido à rarefação de registros de transmissão vertical de Oropouche, o Ministério da Saúde promoverá um seminário científico nacional sobre o tema na próxima semana. Recentemente, foi realizado um evento conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco para discutir o assunto.

Sociedade OnLine

Deixe um comentário