Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em idosos por causa provável da Covid-19 aumentaram no Norte e Nordeste, no Acre, Pará e Pernambuco. A informação é da Fundação Oswaldo Cruz de Ciência e Tecnologia em Saúde.
O último boletim da Fiocruz mostra que nas últimas quatro semanas, os casos positivos de Covid-19 foram de 30%, e entre os óbitos, 63%.
A análise também mostra uma tendência de estabilização e diminuição dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19 na região Centro-Sul.
A Fiocruz aponta que, de forma geral, apenas duas das 27 unidades federativas do país, Minas Gerais e Pernambuco, apresentam sinal de aumento.
A redução dos casos no país se deve à queda ou estabilização das ocorrências de Covid-19 e rinovírus em vários estados, apesar da alta em algumas regiões.
O boletim ainda destaca a diminuição dos casos graves de rinovírus, que afeta mais crianças e adolescentes até 14 anos, exceto em SC e PE, onde há aumento.
A Fiocruz, reforça a importância da vacinação contra a Covid-19, especialmente para grupos de risco como idosos, crianças e pessoas com comorbidades.
E recomenda o uso de máscara em locais fechados e, em caso de sintomas, isolamento domiciliar ou uso de máscara ao sair.
*Com informações da Agência Brasil
Agência Brasil