Saude

Polícia prende quarto suspeito em caso de órgãos infectados com HIV

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu o quarto investigado por laudos com resultados errados para transplantes. O técnico de laboratório Cleber de Oliveira dos Santos foi detido quando desembarcava no aeroporto internacional do Rio, nessa quarta-feira. Como ele era o último foragido, foram cumpridos todos os mandados de prisão da operação iniciada na segunda.  

E a justiça manteve a prisão temporária do médico ginecologista Walter Vieira, um dos sócios do laboratório PCS Saleme, que foi o primeiro preso e já passou por audiência de custódia. Os outros dois detidos são Ivanilson Fernandes dos Santos e Jacqueline Iris Bacellar de Assis, funcionários da empresa. A audiência de custódia de Jacqueline está marcada para esta quinta-feira, a partir de uma hora da tarde; o resultado da audiência de Ivanilson ainda não foi divulgado pela justiça.  

Para relembrar o caso: na semana passada, a Secretaria de Saúde confirmou que seis pacientes transplantados foram infectados com HIV, após receberem órgãos de dois doadores que tinham o vírus. O laboratório responsável pelos testes, o PCS Saleme, entregou resultados errados. Depois disso, o serviço foi interrompido e ele foi interditado. O caso é inédito no sistema de transplantes do Brasil.  


Agência Brasil

Deixe um comentário