Mais um paciente perdeu a visão e teve que retirar o globo ocular após participação em um mutirão de cirurgias de catarata. A ação aconteceu nos dias 27 e 28 de setembro, em Parelhas, que fica na região do Seridó do estado do Rio Grande do Norte.
Segundo a prefeitura, a vítima mais recente é um idoso de 84 anos.
No primeiro dia de mutirão, dos 20 pacientes, 15 tiveram infecção ocular por uma bactéria, que levou a necessidade de retirada do globo ocular de 10 deles, considerando esta última atualização. Os demais podem ter a visão comprometida. Desses, quatro realizaram um procedimento de vitrectomia, que substitui um gel na área interna do olho e um segue em acompanhamento.
A prefeitura de Parelhas informou que todos os pacientes infectados com a bactéria já foram identificados; e que eles passaram pelo procedimento no dia 27.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte instaurou um procedimento para apurar os fatos.
A promotora de Justiça Ana Jovina de Oliveira Ferreira informou que foram encerradas as coletas de provas documentais e probatórias. Agora o MP está na fase de depoimentos para identificar oficialmente o que causou a perda de visão dos pacientes; e as responsabilizações para indenização proporcional ao dano gravíssimo sofrido pelas vítimas.
Agência Brasil