Saude

Dia Mundial do Ceratocone alerta para a doença que prejudica a visão

Coçar os olhos pode provocar problemas oculares? O questionamento é comum para quem tem essa mania. E sim, esse hábito pode provocar alteração no formato da córnea. O Dia Mundial do Ceratocone, é celebrado em 10 de novembro e faz um alerta à doença ocular que causa o afinamento progressivo da córnea, fazendo com que ela fique em forma de cone, o que causa distorções visuais e embaçamento. A doença afeta cerca de 150 mil brasileiros, a cada ano. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a condição é comum em jovens entre 10 e 25 anos: justamente o grupo que enfrenta consequências dessa doença, durante o período de formação e entrada no mercado de trabalho. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o ceratocone é também uma das principais causas de cerca de 13 mil transplantes de córnea, por ano, realizados no Brasil. 

As causas do ceratocone podem estar relacionadas a fatores genéticos e comportamentais. E o ato de esfregar os olhos com muita frequência pode contribuir para o desenvolvimento da doença, como explica a médica oftalmologista Fabíola Gavioli.

O assessor parlamentar, Thiago Lima, de 40 anos, descobriu a doença, depois de ser reprovado no exame de vista para tirar a carteira de habilitação, aos dezoito anos. Ele procurou um oftalmologista e após diversos exames, foi diagnosticado com a doença. Chegou a passar por implante de anéis intraoculares, e não se adaptou. Com isso, acabou recebendo o transplante das duas córneas, o que trouxe uma melhora na qualidade de vida.

Entre os sintomas mais comuns do ceratocone estão a alteração rápida no grau dos óculos e dificuldades de visão noturna. A doença pode afetar os dois olhos de formas diferentes, impactando mais um olho do que o outro.


Agência Brasil

Deixe um comentário