O Ministério da Saúde lançou o Painel Saúde da População Negra, com dados e indicadores sociodemográficos de morbidade e de mortalidade específicos para a população negra. A plataforma foi divulgada durante a abertura do Seminário Equidade Étnico-Racial nas Redes de Atenção à Saúde, nesta segunda-feira (16), em Brasília.
O painel apresenta os indicadores de enfrentamento ao racismo, produzidos a partir dos resultados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais e da Pesquisa de Informações Básicas Estaduais, realizadas no ano de 2021, e de busca por termos-chave presentes nos Planos Municipais de Saúde de 2021 a 2024.
O diretor do Departamento de Monitoramento, Avaliação e Disseminação de Dados e Informações Estratégicas em Saúde, do Ministério da Saúde, Paulo Sellera, detalha a ação.
A ferramenta é parte da iniciativa Saúde sem Racismo, uma tentativa de romper o ciclo de desigualdade por meio de políticas de inclusão, formação profissional de saúde para reconhecer e combater o racismo, e, garantir que os cuidados sejam prestados de forma igualitária e respeitosa para todos, independente de sua identidade racial.
Agência Brasil