O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz aponta sinal de queda no país dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave nas tendências de longo e de curto prazo. Em apenas cinco estados, há sinalização de crescimento da tendência de longo prazo: Alagoas, Paraíba, Acre, Rondônia e Roraima.
O rinovírus continua sendo o principal vírus responsável pelos casos de infecções em crianças e adolescentes de até 14 anos nas últimas semanas. Nos idosos, predomina o vírus da covid 19.
De acordo com o Boletim, a incidência semanal média de infecções por covid-19 nas últimas semanas tem apresentado maior impacto nas crianças pequenas e em idosos e a mortalidade tem sido mais elevada entre os idosos a partir de 65 anos.
A pesquisadora Tatiana Portella, coordenadora do InfoGripe, destaca que o Ceará é um dos estados em que o aumento de casos da covid tem se mantido, especialmente entre jovens e adultos, mas com sinal de desaceleração entre os idosos.
A coordenadora do InfoGripe reforça que a vacinação contra a covid 19 continua sendo importante para diminuir os casos graves.
A covid 19 responde por mais de 41% dos casos de infecção respiratória aguda nas últimas quatro semanas, seguida por Rinovírus, com quase 27%, Vírus Sincicial Respiratório registra 13%, Influenza A, cerca de 8%, e Influenza B, quase 5%’. Em relação às mortes, a participação da covid sobe para 74% dos registros, enquanto rinovírus cai para cerca de 10%.
Agência Brasil