Meio ambiente Saude Vitória da Conquista

Conquista: Prefeitura intensifica ações de combate ao Aedes aegypti

O combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, segue como prioridade em Vitória da Conquista. Uma das principais estratégias adotadas é o monitoramento dos 1.500 pontos estratégicos (PE) cadastrados no município, que incluem cemitérios, ferros velhos, depósitos de materiais recicláveis, borracharias e lava-jatos.

A equipe de endemias realiza um trabalho contínuo nesses locais, com tratamento quinzenal para eliminação de larvas e borrifação com inseticida a cada dois meses. “Nossa equipe trabalha para eliminar tanto as larvas quanto o mosquito adulto. Além disso, nas áreas com confirmação de casos de dengue, realizamos o bloqueio com inseticida, inclusive durante a noite ou madrugada, utilizando bombas motorizadas de fumacê”, explica Albino dos Anjos, supervisor geral da equipe de PE.

Um exemplo desse trabalho é o realizado no Cemitério da Saudade, onde, a cada 15 dias, agentes tratam os reservatórios de água com larvicida e, a cada dois meses, aplicam inseticida residual em túmulos, muros e capela. O agente Carlos Roberto Santos destaca a importância da colaboração da população: “Plantas em vasos com água são um grande problema. Recomendamos usar plantas vivas com terra e nunca água nos vasos.”

Boletim Epidemiológico
Na 1ª Semana Epidemiológica de 2025 (29 de dezembro de 2024 a 4 de janeiro de 2025), foram notificados 24 casos suspeitos de dengue e um de chikungunya, com um caso confirmado para dengue.

Prevenção ao Aedes aegypti
Algumas medidas simples ajudam a prevenir a proliferação do mosquito:

  • Esvaziar garrafas, potes e vasos com água;
  • Guardar pneus em locais cobertos;
  • Limpar calhas e tampar bem reservatórios de água;
  • Colocar areia nos pratos de plantas;
  • Amarrar sacos de lixo e evitar acumular sucatas.

Vacinação contra a dengue
A vacina contra a dengue está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos nas unidades de saúde do município. Essa faixa etária é a segunda mais afetada por hospitalizações, atrás apenas dos idosos.

Atendimento em unidades de saúde
As unidades de saúde do município atendem demandas relacionadas à dengue e outras síndromes gripais. Quatro unidades oferecem horário estendido:

  • Régis Pacheco
  • Admário Silva
  • Nelson Barros
  • Nova Cidade

Essas unidades funcionam das 17h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 13h aos sábados, garantindo atendimento a pacientes de toda a cidade.

🚨 Em caso de sintomas como febre alta, dores musculares, manchas vermelhas na pele ou dor de cabeça, procure a unidade de saúde mais próxima.

Deixe um comentário