As pessoas com idades entre 18 e 59 anos que desembarcarem esta semana no aeroporto internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro, podem se vacinar contra o sarampo. A ação faz parte da mobilização da prefeitura do Rio contra a doença e acontece das 8 às 16h.
De acordo com o secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, embora não tenha registro de casos nos últimos três anos, a cidade está em alerta, pois várias cidades da região metropolitana tem baixíssima cobertura para a doença e, neste ano, três casos já foram confirmados em municípios vizinhos.
Ele lembrou que diversos países vivem uma epidemia de sarampo.
Ainda segundo o secretário, além de intensificar a vacinação contra o sarampo em pontos estratégicos, até o próximo dia 9 de abril está sendo feita na cidade uma busca ativa de casos suspeitos da doença que possam não ter sido notificados à rede de vigilância.
O imunizante também está disponível para crianças e adultos em todas as 239 clínicas da família e centros municipais de saúde, além dos Super Centros Cariocas de Vacinação, em Botafogo e Campo Grande.
O sarampo é uma doença febril aguda, altamente transmissível, que pode acometer pessoas em qualquer faixa etária. Sua transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, e por meio de gotículas de secreções expelidas ao falar, tossir ou espirrar.
Agência Brasil