A cidade do Rio do Janeiro disponibilizou, nesta quarta-feira (16), a vacina contra a gripe para toda a população. Antes, somente quem fazia parte do público-alvo poderia tomar o imunizante. Até o momento, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 400 mil pessoas já se vacinaram. A meta é proteger cerca de 3 milhões de cariocas.
Para ampliar o alcance, nesta quarta (16) e quinta-feira (17), a Secretaria realiza uma ação especial de vacinação contra a influenza e o sarampo em seis estações do Metrô. São elas: Botafogo, Carioca, Colégio, Jardim Oceânico e Triagem. Na quinta-feira, a estação Maracanã também contará com um ponto de imunização. Não é preciso passar pelas catracas para tomar a vacina.
Para se imunizar, é preciso levar um documento de identidade e, se disponível, a caderneta de vacinação. A dose da vacina da gripe é anual. Portanto, quem se vacinou no ano passado precisa tomar uma nova dose este ano. Segundo a Secretaria de Saúde, somente este ano, o município do Rio registrou 7 óbitos e 85 internações pela doença.
A imunização também está disponível nas 240 salas de vacinação em unidades de saúde e no Super Centro Carioca de Vacinação, unidades Botafogo e Campo Grande.
Agência Brasil