Bahia Segurança Vitória da Conquista

Vitória da Conquista é a cidade mais segura da Bahia no primeiro semestre de 2025, aponta SSP-BA

Dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) mostram que Vitória da Conquista segue sendo a cidade mais segura do estado entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. No primeiro semestre de 2025, foram registrados 18 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no município, uma redução de aproximadamente 40% em relação ao mesmo período de 2024, quando ocorreram 32 homicídios.

O dado se destaca ainda mais diante de um cenário preocupante no estado. A Bahia é atualmente o segundo estado com maior taxa de mortes por 100 mil habitantes do país e abriga cinco das dez cidades mais violentas, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, divulgado na última quinta-feira (24) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Para o secretário-chefe da Casa Civil, Coronel Ivanildo da Silva, o resultado positivo é fruto das políticas públicas adotadas pelo Governo Municipal, aliadas à integração dos diversos órgãos que compõem a segurança pública na cidade. “A gente tem hoje uma cidade mais iluminada, com transporte público eficiente, rede de atendimento às mulheres, às crianças, adolescentes e uma Coordenação da Juventude atuante. Tudo isso se soma às ações integradas de segurança”, explicou.

O programa Brilha Conquista, responsável pela implantação do maior parque de iluminação pública da história da cidade, foi destacado como uma das ações de impacto direto na segurança dos bairros.

O Comandante da Guarda Municipal, Cristóvão Lemos, reforça a importância do trabalho conjunto entre Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Simtrans e a própria Guarda Municipal. “Desde 2021, nossa atuação integrada vem apresentando resultados. É uma rede com elos fortes que vem garantindo tranquilidade à população”, afirmou.

Lemos também destacou o papel do município nas políticas públicas de segurança, previsto na Lei 13.675/2018, que institui o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). “A segurança passa pela educação, saúde, limpeza urbana, assistência social, mobilidade. Tudo isso influencia diretamente na qualidade de vida e no bem-estar da população”, concluiu.

Vitória da Conquista, portanto, consolida-se como exemplo de articulação entre diferentes esferas e ações eficazes na construção de uma cidade mais segura, justa e acolhedora.

Deixe um comentário