O Ministério da Saúde convocou, nesta terça-feira (13), uma reunião sobre a mpox (varíola dos macacos) no Brasil. O ato acontece em meio ao aumento de casos de mpox e à disseminação de uma nova variante do vírus no continente africano. Além disso, de acordo com os dados do ministério, em 2024 o país registrou 709 casos da doença e 16 mortes, sendo a mais recente no mês de abril.
Por meio de nota, o órgão comunicou que a ideia é atualizar as recomendações e o plano de contingência para a enfermidade no Brasil.
“Será realizada reunião com especialistas nesta terça-feira para atualização dos serviços de vigilância e assistência médica”.
Segundo o comunicado, a pasta “monitora com atenção” a situação da enfermidade no mundo e monitora dados e informações junto à Organização Mundial da Saúde (OMS) e instituições como o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês).
“A avaliação é que o evento apresenta risco baixo neste momento para o Brasil”, disse a pasta. Já sobre as vacinas contra a mpox, o órgão ressaltou que, em 2023, a campanha de imunização contra a doença foi realizada em um momento de emergência em saúde pública de importância internacional, onde as doses foram liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de forma provisória.
“Caso novas evidências demonstrem a necessidade de alterações no planejamento, as ações necessárias serão adotadas e divulgadas oportunamente”, completou o Ministério da Saúde.
BAHIA NOTÍCIAS /FOTO: REPRODUÇÃO MINISTÉRIO DA SAÚDE