Saude

Brasil registra oito mortes por dengue e duas por chikungunya em 2025

Em 2025, o Brasil já registrou oito mortes por dengue e duas por chikungunya. Os números são do Painel de Monitoramento das Arboviroses, divulgado pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (20). Ambas as doenças são transmitidas pelo mesmo o mosquito, o Aedes aegypti.

Para a dengue, ainda há 89 mortes em investigação e mais de 87 mil casos prováveis só em 2025. Acre, São Paulo e Espirito Santo têm a maior incidência de casos da doença. São Paulo ainda registra três das oito mortes por dengue confirmadas. 

A chikungunya ainda tem outros seis óbitos em investigação e mais de 4,3 mil casos prováveis da doença. O maior número de incidência foi no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. Não foi divulgada a localidade das duas mortes por chikungunya.

Nesta segunda-feira, o Ministério da Saúde informou que vai distribuir 6,5 milhões de testes rápidos para diagnóstico da dengue em todos o país.

Lembrando que o primeiro sintoma da dengue, normalmente, é febre alta, acima de 38º, que persiste de dois a sete dias. Pode vir acompanhada de dor na cabeça, no corpo, atrás dos olhos, fraqueza e manchas vermelhas. Aos primeiros sintomas, a pessoa deve buscar a unidade de saúde mais próxima.
 


Agência Brasil

Deixe um comentário