A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Vitória da Conquista, por meio da Diretoria de Vigilância à Saúde, está promovendo a campanha Janeiro Roxo, de conscientização e prevenção à hanseníase. Com o tema “Hanseníase: identificou tratou, curou”, a campanha alerta a população sobre a importância de identificar os sinais da doença, buscar o tratamento precoce e combater o estigma relacionado ao diagnóstico tardio.
A hanseníase ainda é uma realidade preocupante no Brasil, que ocupa a segunda posição no ranking mundial de novos casos, tornando-se um país prioritário para a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em Vitória da Conquista, de acordo com o Sistema Nacional de Notificação (Sinan), 458 pessoas foram diagnosticadas com hanseníase nos últimos 10 anos, sendo que 42,9% delas apresentaram algum grau de incapacidade física devido ao diagnóstico tardio. Em 2024, 19 novos casos foram registrados.
A campanha Janeiro Roxo acontece anualmente no Brasil desde a instituição da Lei Federal nº 12.135/2009 e tem como objetivo sensibilizar a população para o diagnóstico precoce e tratamento adequado da doença, reduzindo as complicações físicas e evitando o estigma social. A data de 25 de janeiro, instituída pela OMS como o Dia Mundial de Combate e Prevenção à Hanseníase, também marca o fechamento das atividades da campanha.
A programação da campanha deste ano será realizada de 24 de janeiro a 21 de fevereiro e contará com uma série de atividades, como palestras, rodas de conversa e ações de capacitação para profissionais de saúde da Atenção Primária. As atividades serão realizadas em diversos locais, incluindo escolas, unidades de saúde, e centros de atendimento à população.
Serviço de Tratamento e Atendimento
O tratamento da hanseníase é disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo oferecido no Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária. A unidade, localizada na Praça João Gonçalves, S/N, no Centro, ao lado do CAAV, conta com uma equipe multiprofissional especializada, composta por dermatologistas, fisioterapeutas, enfermeiros, farmacêuticos e assistentes sociais, que realizam o acompanhamento completo dos casos suspeitos de hanseníase. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h.
Programação da Campanha Janeiro Roxo 2025
24 de janeiro: Palestra no Facilita Saúde
30 de janeiro: Palestra no Cemae
31 de janeiro: Panfletagem na Ceasa
03 de fevereiro: Palestra para a equipe do Consultório na Rua
04 de fevereiro: Panfletagem na Estação Herzem Gusmão
06 de fevereiro: Palestra na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social/Bolsa Família
07 de fevereiro: Palestra na Escola Grau Técnico
18 e 19 de fevereiro: Atualização com médicos da Rede de Atenção Primária em Saúde
20 de fevereiro: Atualização com agentes comunitários de saúde da Rede de Atenção Primária em Saúde
21 de fevereiro: Atualização com enfermeiros da Rede de Atenção Primária em Saúde
A SMS reforça a importância de toda a população participar das ações de sensibilização e estar atenta aos sinais da doença, promovendo um diagnóstico precoce que pode evitar o agravamento da hanseníase.