Na tarde da última Quinta-Feira (30 de abril) Elenilda, a Presidente do Sindicato Municipal dos Professores, abordou em entrevista exclusiva para a Rádio Caçula, seu posicionamento frente à nova indicação do secretário de educação, as questões da Campanha Salarial movimentada pelo sindicato nesse período e o retorno às aulas presenciais.
A presidente iniciou se posicionando positivamente frente ao novo secretário de Educação do Município e diz ter boas impressões a cerca da fala do mesmo com relação a categoria, deixando claro suas expectativas sobre a nova gerência e espera que as suas atitudes sejam congruentes com suas falas.
A pauta da Campanha tem sido reivindicar os direitos sobre a Lei do piso salarial, que não vem sido cumprida há 3 anos, além disso, rebatem a suspensão do incentivo aos professores da Zona Rural.
Destacou que a Lei Complementar N° 173, De 27 de maio de 2020, que regula o aumento salarial para as categorias no período da pandemia, tem sido utilizada para justificar a não correção do salário dos profissionais da educação municipal. Contudo, ressaltou que o repasse das perdas salariais não foram realizadas desde o ano de 2018. Dessa forma, a luta da Campanha se baseia nesse ajuste de reposição de perdas referente aos anos anteriores à pandemia.
Ressaltou que apesar de ter recebido um retorno positivo inicialmente, tem sentido dificuldade para conseguir marcar a reunião de negociação com a Administração Municipal, deixando claro que as reuniões previamente agendadas foram desmarcadas pelo governo e aguarda que a nova data seja cumprida.