Nesta terça-feira (9), a Prefeitura de Vitória da Conquista promoveu uma entrevista coletiva para explicar a condução do projeto “Todos contra a dengue”, mais uma medida de enfrentamento à dengue em unidades de saúde do município, e que tem a parceria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Labo, Cicatriclin, Hipermed e os hospitais Unimec, Samur e a Santa Casa de Misericórdia.
Até ontem (8), o número de notificações suspeitas para dengue em Vitória da Conquista chegou a 19.957, com 6.080 casos confirmados e sete óbitos de moradores do município por dengue grave – de acordo com os dados do último boletim da 14ª semana epidemiológica, de 1º de janeiro a 8 de abril de 2024.
A parceria consiste na triagem dos pacientes com suspeita de dengue por meio dos internos do curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), nas unidades de saúde sentinela de Vitória da Conquista – Morada dos Pássaros, Nova Cidade, Solange Hortélio e João Melo Filho. As amostras coletadas são enviadas para o Labo, que disponibiliza o resultado. Os médicos avaliam se os pacientes têm a necessidade de algum protocolo de internamento domiciliar ou hospitalar e, por telemedicina, por meio da Hipermed e Cicatriclin, os pacientes são contactados e direcionados para as devidas providências. Em casos onde há necessidade de internamento, eles são encaminhados para os hospitais Samur, Unimec e Santa Casa de Misericórdia.
ASCOM PMVC/FOTO: PMVC