Durante todo o mês de agosto, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) realizará uma série de ações da campanha nacional Agosto Lilás, começando nesta segunda-feira (5), às 14h, com uma visita ao Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca). O objetivo é informar, sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre os direitos das mulheres e a necessidade de combater todas as formas de violência de gênero.
Em Vitória da Conquista, as ações do Agosto Lilás estão diretamente alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), entre os quais se destacam: ODS 5 – Igualdade de Gênero: A Lei Maria da Penha e as iniciativas do Agosto Lilás; ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes: As ações buscam fortalecer as instituições e garantir o acesso à justiça para as vítimas de violência doméstica, contribuindo para a construção de sociedades pacíficas e inclusivas; ODS 10 – Redução das Desigualdades: O Agosto Lilás tem como meta garantir direitos iguais e a proteção de todas as mulheres, independentemente de suas condições sociais, econômicas ou culturais.
Segundo a secretária de Políticas para as Mulheres, Viviane Ferreira, a informação é uma ferramenta importante nessa luta. “Conhecer os casos previstos é fundamental para que tanto as vítimas, como familiares e amigos, possam identificar as agressões e procurar ajuda, denunciar os crimes e romper com o ciclo de violência”, declarou a secretária, acrescentando que o Agosto Lilás é uma campanha importante nesse combate à violência e precisa ser difundida ao máximo para alcançar o maior número possível de pessoas.
Confira a programação do Agosto Lilás:
→ 05/08, às 14h – Visita Educativa: Conhecendo a Lei Maria da Penha, na SMPM, para meninas adolescentes do Nuca.
→ 06/08, às 14h30 – Papo ativo: “Alimentos funcionais na ansiedade: Verdade ou mito?”, no auditório da SMPM, na Avenida São Geraldo, 477, Centro, para mulheres e meninas em geral.
→ 13/08, às 14h – Papo ativo: “Vozes sobre igualdade. Entendendo a lei maria da penha.”, no Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos, para referenciadas do CRAV, mulheres e meninas em geral.
→ 14/08, às 8h – “Visita Técnica: Experiência no Centro de Referência da Mulher”, no Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos, para alunos do curso de medicina.
→ 20/08, às 14h – Cuidando de si: Nutrição e autoestima como ferramentas de resiliência para mulheres, no auditório da SMPM, situado na Avenida São Geraldo, 630, Centro, para mulheres e meninas em geral.
→ 21/08, às 8h – Papo ativo: “Como ser mulher”, no Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos, para mulheres em situação de rua e atendidas pelo CAPS AD.
→ 24/08, às 9h – SMPM em movimento “Vozes sobre igualdade: Entendendo a Lei Maria da Penha”, na Lagoa das Bateias, para mulheres e meninas em geral.
→ 26/08, às 14h – Papo Ativo: “Vozes sobre igualdade. Entendendo a Lei Maria da Penha”, na Unidade Prisional, para homens em cumprimento de pena.
→ 27/08, às 14h – Papo ativo: “Vozes sobre igualdade. Entendendo a Lei Maria da Penha”, na Unidade Prisional, para homens em cumprimento de pena.
→ 30/08, às 8h – Papo ativo: “Vozes sobre igualdade. Entendendo a Lei Maria da Penha”, na EMURC – Usina de Asfalto, para homens.
→ 31/08, às 8h30 – SMPM em movimento “Vozes sobre igualdade: Entendendo a Lei Maria da Penha”, em Lagoa de Maria Clemência, para mulheres e meninas.