Com previsão de chuvas intensas nos próximos dias, Prefeitura se mantém em estado de alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (16), um alerta amarelo que aponta “perigo potencial” para chuvas intensas. O aviso permanece até amanhã, às 10h, e compreende uma grande faixa do interior do país que se estende do Amazonas até o Sudoeste da Bahia, onde está localizado o município de Vitória da Conquista. A Prefeitura também está em alerta.
De acordo com a previsão do Inmet, a precipitação pode ser entre 20 e 30 mm/h (milímetros por hora) e 50 mm/dia, com ventos podendo variar entre 40 e 60 km/h. Existe ainda baixo risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Ações preventivas
Em prevenção para o período chuvoso, a Prefeitura, através das secretarias municipais de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Serviços Públicos (Sesep), Desenvolvimento Rural (SMDR) e Defesa Civil, tem intensificado as ações preventivas. Recentemente, foi realizada a limpeza de todos os canais de escoamento pluvial da cidade. A Sesep também vem fazendo um trabalho intensificado de limpeza das vias públicas e, desde o mês de julho, a poda emergencial de árvores em vários bairros do município.
Contudo, as atenções maiores estão na Zona Rural, nas áreas com incidência de alagamentos e que possuem dificuldade de acesso, a exemplo dos povoados de Cachoeira das Araras e São Matheus, ambos no distrito de Bate-Pé. Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, desde nas últimas chuvas, a SMDR esteve em todas as regiões e montou, juntamente com o Comitê de Crise, um plano de contingência para ajudar a resolver as situações extremas. Novas estradas foram abertas para permitir mais de um acesso às localidades rurais, além das passagens de água que foram ou estão sendo refeitas para que não haja interrupção no trajeto do fluxo de água, e no ir e vir das pessoas.
Por sua vez, a Defesa Civil também elaborou estratégias para um eventual atendimento. “Temos as nossas áreas de atenção, nossas áreas de risco e o plano para a atuação em caso de alguma anormalidade”, disse Gabriel Queiroz, coordenador do órgão
A Defesa Civil Municipal orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também deve-se evitar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
A previsão segue até sexta-feira (18), nos períodos da manhã e da tarde com chuviscos e possibilidades de chuva isolada à noite. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelos números: 199 e (77) 3422-5958, ou através do WhatsApp (77) 98856-5070.
Secom PMVC