Vitória da Conquista entrou em alerta laranja às 10h desta quinta-feira (14). O aviso, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), prevê chuvas intensas, podendo variar de 30 a 60 milímetros/hora, com ventos intensos de 60 a 100 km/hora, e grau de severidade que indica perigo. O aviso é válido até as 10h de sexta-feira (15).
Até as 10h de hoje, o município estava em alerta amarelo. Na noite de ontem (13), as chuvas chegaram à Zona Rural, causando alagamentos em casas e vias na sede do distrito de Dantelândia. Equipes da Defesa Civil Municipal, da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e da Subprefeitura de Inhobim, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), se dirigiram ao local para verificar danos ocorridos nas residências e nas vias.
O monitoramento das áreas de risco e as ações necessárias para minimizar o efeito das chuvas, na cidade e na Zona Rural, continuam sendo realizados pelas equipes da Prefeitura.
A população ainda precisa se manter em alerta, evitando se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
É recomendado também evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de necessidade, a população deve acionar a Defesa Civil, por meio do número 199, ou pelo WhatsApp (77) 8856-5070. O órgão funciona em regime de plantão, durante 24 horas.