Batuque Meio ambiente ÚLTIMAS NOTÍCIAS Vitória da Conquista

Curso de Produção de Silagem capacita produtores rurais na região do Anteiro

Durante os dias 26, 27 e 28 de março, a região do Anteiro, próximo ao Batuque, foi palco de um importante curso teórico-prático voltado para a capacitação de produtores rurais. O curso de Produção de Silagem, promovido pelo Sindicato Rural de Vitória da Conquista em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), reuniu 15 participantes em uma imersão gratuita sobre técnicas de armazenamento de forragem para alimentação animal.

Com um formato dinâmico, o curso foi ministrado pelo engenheiro agrônomo e mestre em zootecnia Fábio Martins Oliveira. No primeiro dia, os alunos participaram de aulas teóricas, onde foram apresentados aos fundamentos da produção de silagem, um processo essencial para garantir a alimentação do rebanho durante o período de seca. Nos dois dias seguintes, os participantes foram para o campo, colocando em prática os conhecimentos adquiridos.

Do aprendizado à prática no campo

A parte prática do curso foi intensa e completa, abordando desde a colheita das plantas para a produção da silagem até técnicas avançadas de fermentação e uso de inoculantes para aumentar a qualidade do alimento armazenado. Outros temas como tipos de silo, tamanho ideal das partículas, armazenamento e fornecimento no cocho também foram trabalhados de forma detalhada.

“O curso foi extremamente esclarecedor. Agora, sabemos como produzir silagem de qualidade para garantir alimento para o gado durante a seca, evitando prejuízos e aumentando a produtividade”, destacou um dos participantes.

Além da capacitação gratuita, os alunos receberam alimentação custeada pelo SENAR e, ao final do curso, foram certificados, garantindo mais uma qualificação para seus currículos e, principalmente, para a prática no campo.

Impacto positivo para os produtores da região

A iniciativa reforça o compromisso do Sindicato Rural de Vitória da Conquista e do SENAR com o fortalecimento do setor agropecuário da região. A técnica de silagem tem se tornado essencial para pequenos e médios produtores que buscam manter a segurança alimentar do rebanho e evitar perdas durante períodos de estiagem.

Com a alta demanda por cursos como esse, a expectativa é que novas turmas sejam abertas em breve, ampliando o acesso ao conhecimento e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da pecuária local.

Deixe um comentário