O Arraiá da Conquista, tradicional festejo junino de Vitória da Conquista, está de casa nova em 2025. A Prefeitura Municipal anunciou que a festa acontecerá no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, uma mudança estratégica para comportar o público cada vez maior e garantir mais conforto e segurança aos participantes.
Nos últimos anos, o evento foi realizado no Centro Cultural Glauber Rocha, mas com o sucesso crescente e lotação máxima – chegando a 25 mil pessoas em uma única noite em 2024, e uma média de 20 mil por dia –, a gestão municipal optou por ampliar a estrutura do festejo junino.
Para viabilizar a mudança, foram publicados no Diário Oficial desta quinta-feira (17) dois decretos:
- Decreto nº 23.632/2025: declara a ocupação temporária do Parque de Exposições, com base no Art. 23 da Constituição Federal, transferindo a guarda e a administração do espaço para o município durante o evento.
- Decreto nº 23.633/2025: institui a Comissão Gestora que será responsável pela administração do espaço, conservação, montagem da estrutura e relatórios pós-evento.
A Comissão Gestora será composta por:
- Alecxandre Magno (Coordenador Municipal de Cultura)
- Cristóvão Lemos (Comandante da Guarda Municipal)
- Ivanildo da Silva (Chefe do Gabinete Civil e coordenador dos trabalhos)
- Jackson Yoshiura (Secretário de Infraestrutura Urbana)
- Luiz Fernando Lima (Secretário de Comunicação)
Os preparativos para o evento já começaram. Na última semana, a Prefeitura recebeu 124 propostas artísticas no processo de credenciamento de artistas regionais e intérpretes de Libras. A programação oficial será divulgada em breve.
Com a mudança de local, a expectativa é que o Arraiá da Conquista se consolide ainda mais como um dos principais eventos culturais da Bahia, oferecendo uma experiência ainda mais completa e estruturada para a população e visitantes.