No último sábado (7), os moradores dos residenciais Margarida e Parque das Flores, no bairro Campinhos, receberam a 8ª edição do programa Suas na Comunidade, promovido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). A ação levou atendimento direto da assistência social e de diversos órgãos parceiros para mais perto de quem mais precisa.
O programa, que já é reconhecido por sua eficácia, oferece acesso facilitado a todos os serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas), de Habitação de Interesse Social e da Ouvidoria Municipal, além de atendimentos da Defensoria Pública da União (DPU) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Durante a ação, o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, destacou a importância do programa para os territórios urbanos e rurais. “Estamos aqui no Parque das Flores, no Residencial Margarida, atendendo as famílias e trazendo serviços importantes para a vida delas. Hoje, o INSS, a Defensoria Pública Estadual, o Cras, o Creas, estão fazendo um grande esforço para facilitar o acesso a serviços que são tão importantes para a vida dessas pessoas”, ressaltou.
Michael lembrou ainda que essa foi a segunda vez que a iniciativa alcançou a região. “É a segunda vez que o Suas na Comunidade chega nesse território urbano, marcando presença e reafirmando os compromissos da Prefeitura em fazer com que o programa possa facilitar o acesso da população aos serviços da assistência social. O Suas na Comunidade veio para ficar”, reforçou.
A ação garantiu, mais uma vez, acesso direto a serviços como atualização do Cadastro Único, orientações sobre o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Passe Livre, atendimentos do programa Acessuas Trabalho, entre outros.
A moradora Maria Aparecida Sampaio, do Parque das Flores, emocionou-se ao conseguir atendimento para solicitar a Carteira da Pessoa Idosa, documento que permitirá sua viagem até São Paulo para visitar o filho. “Consegui o atendimento rapidinho, foi muito bom mesmo, bem gratificante. Eu até emociono, né? Porque eu viajo todo ano para ver meu filho em São Paulo, então agora já é um dinheiro que dá para gastar para outra coisa importante também”, disse, com os olhos marejados.
A jovem Thayná Vieira, mãe do pequeno Nicolas, de apenas dois meses, também elogiou a praticidade do atendimento perto de casa. “É bem importante, é mais fácil, mais prático, para não ter que pegar ônibus, pegar fila. É bem legal vir até a nossa comunidade, pertinho da nossa casa. O projeto é muito lindo e bem legal para quem não tem condições de ir até longe”, avaliou.
Enquanto os atendimentos ocorriam na Rua B do Parque das Flores, os jovens da comunidade participaram de uma oficina do Acessuas Trabalho na Escola Municipal José Lopes Viana. Na ocasião, eles puderam aprender sobre o mercado de trabalho e os caminhos para inserção profissional, reforçando o papel do programa como agente de transformação social.
O Suas na Comunidade segue com novas edições ao longo de 2024, com previsão de 30 ações em diferentes regiões da cidade e da zona rural, sempre com o compromisso de garantir dignidade, cidadania e acesso aos direitos sociais.