Os profissionais da limpeza pública de diversas cidades brasileiras anunciaram uma nova paralisação nacional para esta segunda-feira (22). A mobilização pode provocar impactos temporários nos serviços de coleta de resíduos sólidos e limpeza urbana em vários municípios, incluindo Vitória da Conquista.
Esta é a segunda paralisação promovida pela categoria em pouco mais de um mês. O movimento busca pressionar o Senado Federal a colocar em votação o Projeto de Lei nº 4.146/2020, conhecido como PL dos Garis e Margaridas, que propõe a criação de um piso salarial nacional e prevê melhorias nas condições de trabalho dos profissionais que atuam na limpeza urbana.
Em Vitória da Conquista, a Prefeitura Municipal informou que acompanha a situação por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). Desde o anúncio da mobilização, o município vem mantendo diálogo com a empresa Torre Empreendimentos, responsável pelos serviços de limpeza urbana, buscando alternativas para reduzir possíveis impactos à população.
Segundo a empresa, foi criado um canal permanente de negociação com as lideranças sindicais da categoria para tentar garantir a continuidade dos serviços essenciais durante o período de mobilização.
Diante da possibilidade de interrupções parciais na coleta, a Prefeitura orienta a população a evitar o descarte de lixo em ruas, praças, terrenos baldios e demais espaços públicos. A recomendação é que os resíduos sejam mantidos em recipientes fechados e armazenados adequadamente até a normalização do serviço.
A Administração Municipal informou ainda que continuará acompanhando as negociações e divulgará novas informações caso ocorram alterações na prestação dos serviços de limpeza pública.

