Só neste mês de março, a Prefeitura realizou oito mutirões e ações de combate à dengue no município, com o trabalho conjunto entre agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, abrangendo áreas da zona urbana nos bairros Patagônia, Ipanema, Urbis VI e Bruno Bacelar. Na zona rural, nos povoados de Lagoa de José Luiz, São Mateus e nos distritos de José Gonçalves e Inhobim. Nessas localidades, um carro de som tem acompanhado o trabalho da equipe, difundindo as informações necessárias no combate ao mosquito para a comunidade.
O mutirão no bairro Bruno Bacelar foi necessário devido ao índice de infestação de 10,1% no último levantamento (LIRAa) feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), considerado um índice de alto risco de reprodução do mosquito e, consequentemente, de adoecimento da comunidade pelas arboviroses – dengue, zika e chikungunya. Os agentes visitaram as residências fazendo a inspeção e reforçando o trabalho de educação em saúde com os moradores sobre os cuidados para evitar os criadouros, e sobre os sintomas da doença.
No mês de abril, mutirões já estão previstos para as localidades de São João da Vitória, Caiçara, Recanto das Águas, Ipanema, Conveima e Jurema.
ASCOM PMVC