Nesta última sexta-feira (7), às 11h, o Governo Municipal assinou a Ordem de Serviço para construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas da Zona Oeste, que ficará localizada na Avenida Minas Gerais, no bairro Brasil, próximo à Unidade de Saúde Admário Santos.
A UPA 24h da Zona Oeste terá em torno de 1.500 m² de área construída e uma estrutura com sala de emergência, sala de imagens, enfermarias, consultórios, sala de coleta, sala de curativos, farmácia, salas de inalação adulto e infantil, sala de isolamento, copa, estrutura administrativa e de serviços.
O investimento é de R$ 4.359.000,00, com previsão de 12 meses para a entrega.
A prefeita Sheila Lemos afirmou que há anos o município vem cobrando medidas mais eficientes do Governo do Estado para ampliar as portas da média e alta complexidade, que é de responsabilidade desse ente, enquanto o município tem cumprido o seu dever com a atenção primária. “A terceira maior cidade da Bahia, 370 mil habitantes, recebendo mais de 80 municípios para fazer tratamento de saúde e tendo uma única UPA e um Hospital Regional, como se faz saúde desse jeito? Cobramos tanto, até que chegou um momento que vimos que não adianta. Já que eles não fazem, nós vamos ter que fazer. E estamos assinando a ordem hoje, porque o povo de Conquista não pode mais ficar esperando”, disse a gestora.
Com o crescimento populacional, o novo equipamento atende uma das mais importantes demandas de saúde do município. “As portas de urgência e emergência da cidade, na grande maioria, são do nosso município, contratualizados com dois hospitais privados, que é a Santa Casa e o Unimec, e materno-infantil com o Esaú Matos. Ainda assim, a gente sentiu que precisava fazer isso e hoje assinamos essa Ordem de Serviço tão importante e histórico da UPA da Zona Oeste, favorecendo essa região tão populosa”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues.