Com o objetivo de promover ações voltadas à proteção e autonomia das mulheres, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) está mobilizada, com todos os seus setores, para oferecer diversas atividades relacionadas à campanha do Agosto Lilás, dedicada à conscientização sobre a violência contra a mulher.
Nessa terça-feira (6), a Coordenação de Autonomia, através da Sala da Mulher Empreendedora, e a Coordenação de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, ofereceram palestras gratuitas para mulheres participantes de programas da pasta. Com o tema: “Alimentos funcionais na ansiedade: Verdade ou mito?”, a palestra foi ministrada pelo mestre em Nutrição, Leonardo Paraguaçu, que orientou as mulheres sobre a importância de uma alimentação saudável no combate à ansiedade.
A campanha, que neste ano celebra os 18 anos da Lei Maria da Penha, teve início na segunda-feira (5), com uma roda de conversa oferecida às adolescentes do Núcleo de Cidadania da Criança e do Adolescente (Nuca). Através de dinâmicas, elas foram incentivadas a identificar as formas de violência previstas na Lei e as maneiras de coibir tais ações e denunciá-las. Além disso, foram apresentados os serviços da SMPM e as formas de acesso à rede de proteção à mulher no município.
Por sua vez, a Sala da Mulher Empreendedora realizou seu primeiro encontro no Agosto Lilás, com exemplos de autonomia apresentados por empreendedoras locais. Para a coordenadora da Sala, Efigênia Ferreira, o evento serviu para abordar temas como diversidade e inovação nos negócios, além de promover a interação entre as participantes.
A secretária de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, enfatizou o compromisso em promover ações que visam proteger e empoderar as mulheres. “A gente tem trabalhado no sentido da prevenção, do combate, ampliando as políticas e buscando, sobretudo, o envolvimento social”, disse a secretária.