Um público estimado em 17 mil pessoas enfrentou o sol forte na manhã deste sábado (7), e se concentrou em um trecho de aproximadamente um quilômetro da Avenida Integração, para acompanhar o desfile e celebrar os 202 anos de Independência do Brasil.
Logo cedo, a prefeita Sheila Lemos passou a tropa em revista, marcando o início do desfile que contou com a participação de diversas instituições e entidades. O Exército Brasileiro, representado pela ala de ex-combatentes e o Tiro de Guerra 006, deu início às apresentações, seguidos pelo Colégio da Polícia Militar (CPM), que, juntamente com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, apresentaram seus alunos, soldados, armamentos e veículos.
A Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Educação (Smed) representaram a Prefeitura no desfile, com a Guarda exibindo, pelo terceiro ano consecutivo, seus grupamentos de agentes e a banda que executou com maestria o hino de Vitória da Conquista. Outra novidade trazida este ano foi o projeto da Guarda Mirim e as novas viaturas recentemente incorporadas, fruto da participação da Guarda no Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci 2), do Governo Federal.
Para o comandante da Guarda Municipal, Cristóvão Lemos, este ano está marcado na história dos desfiles com a consolidação da Guarda Municipal como mais uma corporação responsável pela segurança dos conquistenses. “Sou militar há mais de 30 anos e para mim, foi um grande orgulho, uma emoção à parte, presenciar e fazer parte desse desfile com a apresentação da força da Guarda, que vem sendo ampliada a cada ano e tem sido tão festejada pela população”, ressaltou Lemos.
Educação conectada com o futuro
Com o tema “Educação conectada com o futuro”, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) levou mais de 2 mil alunos ao desfile, de várias escolas das zonas urbana e rural, mais o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) José Capitulino Teles. Quatro fanfarras, uma percussão, apresentações coreográficas e utilizados em torno de 20 carros alegóricos simbolizando os conteúdos ensinados e aprendidos na vida estudantil, que deixaram ainda mais bonita a apresentação. Vários servidores do passado e de hoje foram homenageados.
Segundo o secretário Municipal de Educação, Edgard Larry, a exemplo dos últimos anos, o desfile deste ano vai ficar na história. “A Smed trouxe para a avenida a história da educação, desde os primórdios e conectando-se para o mundo contemporâneo com as tecnologias. Coreografias extraordinárias referentes a nossa história e a nossa cultura foram apresentadas. Isso demonstra o quanto tudo isso é importante e nos encoraja a mostrar a outras pessoas, principalmente nesse momento em que estamos celebrando patriotismo, civismo e a independência do Brasil”, disse.
Além das forças de segurança e das escolas municipais e estaduais, projetos sociais, filantrópicos, representantes religiosos e clubes locais também contaram, cada um à sua maneira, a história de Vitória da Conquista, ressaltando seu patriotismo e contribuição ao país. O público acompanhou as apresentações, que se estenderam durante toda a manhã, de maneira pacífica e ordeira.
O casal de aposentados Abdias e Neuta Lopes se posicionou em um espaço em frente ao palanque destinado às autoridades, para não perder nenhum momento do desfile. “Chegamos aqui bem cedo, como fazemos todos os anos. Estou achando o desfile muito bonito, fiquei admirada com a apresentação da Guarda“, elogiou Neuta.