Bahia Datas&Fatos Novidades Política Religião

Inauguração da Primeira Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa na Bahia

A Bahia ganhou, nesta terça-feira (21), a primeira Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa (Decrin), inaugurada em Salvador, no bairro Engenho Velho de Brotas. A nova unidade, que começou a funcionar após sanção do governador Jerônimo Rodrigues, tem como objetivo investigar e combater crimes de racismo, intolerância religiosa, LGBTfobia e outras formas de violência direcionadas a grupos vulneráveis.

A delegacia funcionará dentro do Centro Policial de Cidadania e Diversidade (CPCD), oferecendo um atendimento especializado e 24h por dia, todos os dias da semana. A unidade contará com serviços de investigação, assistência social, psicologia, cartório, sala de reconhecimento e apoio integrado de diversos núcleos especializados, como o Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam), o Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos (Cyber), o Núcleo de Diversidade e a Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (Deati). Além disso, um posto SAC também estará disponível no local, oferecendo serviços de cidadania à população.

A delegada-geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Brito, enfatizou a importância da nova delegacia para a proteção dos grupos vulneráveis. “Neste Centro, vamos aglutinar diversos serviços para a proteção dos grupos vulnerabilizados. A Bahia, mais uma vez, sai na dianteira, reforçando o compromisso com a defesa da liberdade de expressão e religiosa. Acreditamos que podemos vencer o preconceito através da difusão do conhecimento e do respeito às pessoas”, afirmou.

O governador Jerônimo Rodrigues também se pronunciou, destacando o avanço que a Bahia representa no combate aos crimes de racismo e intolerância religiosa. “Agora temos mais um instrumento para garantir que a intolerância religiosa seja banida do nosso estado. Nos próximos 10 anos, trabalharemos para zerar esses crimes”, afirmou o governador.

A inauguração da Decrin é um marco importante no combate à intolerância e discriminação, reforçando o compromisso do Governo da Bahia com a justiça e os direitos humanos, e oferecendo à população um espaço seguro para denúncias e acolhimento.

Deixe um comentário