Bahia Brasil Polícia ÚLTIMAS NOTÍCIAS Vitória da Conquista

Operação da PF iniciada em Vitória da Conquista desmonta esquema milionário de contrabando de armas

Uma operação da Polícia Federal, em conjunto com o Paraguai e os Estados Unidos, desmontou o maior esquema de tráfico de armas já descoberto no Brasil.

A investigação começou em 2020 em Vitória da Conquista, na Bahia, quando a polícia apreendeu 23 pistolas fabricadas na Croácia e acabou chegando a um dos maiores traficantes de armas do mundo.

Os policiais vasculharam a casa do argentino Diego Hernan Dirísio, em Assunção, no Paraguai. Uma outra equipe foi à empresa dele e encontrou caixas e mais caixas com pistolas e fuzis. Diego Hernan Dirísio, apontado como chefe do esquema, está foragido.

Ao todo, os policiais prenderam 19 pessoas – 14 no Paraguai e cinco no Brasil – e cumpriram 54 mandados de busca e apreensão no Brasil, Paraguai e Estados Unidos.

No Brasil, a operação cumpriu mandados em cidades do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e no Distrito Federal. A Justiça bloqueou R$ 66 milhões dos investigados. Durante as buscas, policiais apreenderam carros e relógios de luxo e muito dinheiro em espécie – que ainda está sendo contabilizado.

Segundo os investigadores, o grupo comprava armas fabricadas em países como Croácia, Turquia e Eslovênia. O núcleo financeiro da facção criminosa mandava dinheiro para os Estados Unidos – com ajuda de doleiros – para contas de laranjas. De lá, o dinheiro era transferido para empresas de fachada, que pagavam os fabricantes europeus.

G1/FOTO VEJA

Deixe um comentário